De 11 a 13 de julho, ocorrerá na Sala Pedro Calmon do IHGB o IV Colóquio de Institutos Históricos Municipais do Estado do Rio de Janeiro: Memórias Fluminenses.
Veja a programação aqui.
2 Comments
A presidente do IHGRJ, doutora Neusa Fernandes, participará de sessão especial sobre a presença dos marranos nas Minas Gerais no próximo dia 22 de junho em Ouro Preto.
![]() Sessão Temática de 13 de junho de 2019 Sala da Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas do IHGB (CEPHAS) 15h00 Abertura da sessão, leitura da ata e das efemérides cariocas e fluminenses 15h30 Apresentação do conferencista Marcus Monteiro feita por Dr. Victorino Chermont de Miranda. Comunicação de Marcus Monteiro: Tesouros do Patrimônio Cultural Fluminense. 16h30 Debates 17h00 Coquetel de confraternização e feira de livros ![]() Sessão Temática de 9 de maio de 2019 Sala da Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas do IHGB (CEPHAS) 15h00 Abertura da sessão, leitura da ata e das efemérides cariocas e fluminenses 15h30 A Imprensa no século XIX: a gênese da imprensa neutra, por George Vidipó (Professor de História da Secretaria de Estadual de Educação do Rio de Janeiro) 16h Aspectos da vida de um grande comerciante português no Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX, por Daniel Nunes Pêcego (Professor de Direito na UERJ) 16h30 Debates 17h00 Coquetel de confraternização e feira de livros
![]() Atendendo a inúmeras solicitações, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro planejou mais duas visitas guiadas para os dias 19 e 21 de fevereiro de 2019 ao Palácio Maçônico Grande Oriente. O encontro será às 13h30 na porta do Palácio, à Rua do Lavradio, 97, Centro do Rio de Janeiro. O Palácio Maçônico é a sede do Grande Oriente do Brasil e foi fundado a 17 de junho de 1822, tendo como seus primeiros Grão-Mestres a José Bonifácio de Andrada e Silva, seguido por D. Pedro I, Imperador do Brasil. O terreno tinha sido comprado pelo ator português Vítor Porfírio de Borja para nele construir o teatro de sua companhia. Não conseguindo terminar a obra por falta de recursos, cedeu o prédio às Lojas Maçônicas. O Palácio, aberto à visitação pública, é de estilo neoclássico e tem sua planta original atribuída ao arquiteto Grandjean de Montigny. Do plano original foram feitos o frontispício, o saguão de entrada, a antessala, as escadas e o saguão das torrinhas, substituindo-se a plateia e o palco pelos Templos Maçônicos. No Palácio funcionam o Grão-Mestrado da Ordem, seus Corpos Auxiliares (Conselho Federal da Ordem, Superior Tribunal de Justiça e Assembleia Federal Legislativa), bem como as Lojas Maçônicas que se reúnem de segunda à sexta-feira. No prédio também está instalado o Museu Maçônico, de rico acervo composto por mobiliário de madeira de lei, objetos históricos, esculturas de artistas nacionais e estrangeiros, retratos a óleo dos Grão-Mestres, duas grandes telas de Martini representando a Batalha Naval do Riachuelo, medalheiro e documentos firmados por personagens ilustres desde o tempo do Reino. Os interessados devem enviar os nomes e o dia escolhido através desse e-mail.
![]() Sessão Temática de 14 de março de 2019 Sala da Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas do IHGB (CEPHAS) 15h00 Abertura da sessão, leitura da ata e das efemérides cariocas e fluminenses 15h30 Posse da sócia efetiva Marietinha Leão de Aquino e dos sócios correspondentes Maria Izilda Matos e Guimarães, saudados pela confrade Lená Medeiros de Menezes 15h45 Discurso de Maria Izilda Matos 16h00 O Museu da Inquisição, por Marcelo Guimarães 16h45 Debates 17h00 Coquetel de confraternização e feira de livros |
NewsletterCategorias
Tudo
Histórico
Novembro 2022
|